Fazer o rodízio nos pneus é essencial para a segurança do motorista e a manutenção do veículo. O rodízio consiste em trocar a posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro para garantir que a borracha sofra o desgaste por igual. É indicado até você incluir o estepe nesse rodízio, desde que ele tenha as mesmas dimensões das outras rodas. A questão da necessidade do rodízio é polêmica e suscita discordâncias. Algumas marcas recomendam e outras, não, em parte por questões técnicas. De qualquer forma, o revezamento é indicado e seu período e forma de execução irão depender de vários fatores, como a maneira de você conduzir o carro e a marca e a qualidade dos pneus.

Mas, afinal, quando é a melhor hora pra fazer o rodízio de pneus?

 

O período ideal para fazer o rodízio pode variar bastante, dependendo das especificações do manual do proprietário ou mesmo da marca ou tipo do pneu. O recomendado, em média, é que você faça o rodízio quando a quilometragem do veículo estiver entre 5 mil e 10 mil km. Algumas marcas de pneus chegam a indicar que se faça o revezamento a cada 8 mil km para pneus radiais e 5 mil para diagonais.

Indica-se, também realizar o rodízio junto com o balanceamento e a geometria do veículo. Mas, para isso, peça ao mecânico de sua confiança para avaliar a necessidade do revezamento. Ou melhor, sempre que você levar o carro para fazer uma revisão periódica, aproveite e peça uma verificação do estado dos pneus. Outra dica é calibrar semanalmente os pneus na pressão recomendada pelo fabricante ou acrescentar libras a mais caso você vá viajar e precise levar uma carga extra.

Como fazer o rodízio em carros com tração dianteira?

Se o seu carro tiver tração dianteira, o mais indicado é colocar os pneus dianteiros no mesmo lado do eixo traseiro. Dessa forma, o pneu dianteiro esquerdo terá que ser colocado no lado esquerdo do eixo traseiro e o pneu dianteiro direito irá para o eixo traseiro direito. No caso dos pneus traseiros, esses irão para dianteira, só que em posições invertidas. Exemplo: o traseiro esquerdo irá para o dianteiro direito e vice-versa.

Agora, e se os pneus forem unidirecionais?

Neste caso, fique atento, pois o procedimento terá que mudar. Aí, você terá que fazer a troca dos dianteiros para os traseiros e vice-versa, sem inverter os lados direito e esquerdo. Isso acontece porque, em pneus unidirecionais, para passar para o lado oposto, será preciso desmontar e inverter o pneu no aro.

E em carros 4×4 e com eixos de medidas diferentes? Como faço?

Em veículos com tração 4×4, o rodízio também será diferente e deverá ser feito sempre em X, desde que os pneus não sejam unidirecionais. Caso seu veículo possua eixos com medidas diferentes, o rodízio terá que ser feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si.