Postos de combustíveis são locais muito vulneráveis à ação de criminosos e ladrões, muito em parte pela alta circulação de dinheiro. Por isso, é preciso que você faça investimentos para imprimir segurança aos postos, aos funcionários e aos seus clientes. Adotar medidas de prevenção de segurança garantem benefícios à imagem de seu posto, além de evitar prejuízos. Afinal, ninguém quer abastecer em um local que é alvo frequente de assaltos. Pensando nisso, trouxemos aqui seis dicas essenciais para que você torne seu posto mais seguro e quase uma “fortaleza”.

1) INCENTIVE O USO DE CARTÕES!

Incentive o uso de cartões de débito e crédito como forma de pagamento. Com isso, você deixará menos dinheiro guardado no posto, pois os pagamentos são feitos direto nas máquinas de cartões e depositados na conta bancária do estabelecimento. Ofereça bônus e vantagens para os clientes que optam por cartões e divulgue em placas ou comunicação visual esses benefícios.

2) POSTO ILUMINADO É POSTO SEGURO!

Um posto iluminado estará menos vulnerável a assaltos. Locais escuros e sombrios são sempre o alvo preferido dos criminosos. Um local claro e iluminado deixa tudo exposto, inibindo a ação dos assaltantes.

3) CÂMERAS

Instale câmeras de segurança em pontos estratégicos do posto, como próximo às bombas de abastecimento e atrás do caixa. Dessa maneira, as ações criminosas poderão ser registradas, facilitando o trabalho da polícia.

4) COFRES ELETRÔNICOS

Cofres eletrônicos irão garantir mais segurança ao posto, pois são equipamentos projetados para receber depósitos frequentes por colaboradores cadastrados. Os cofres eletrônicos só podem ser acionados pela empresa administradora e só ela pode abrir o cofre e pegar o dinheiro.

5) BOTÃO DO PÂNICO

O botão do pânico é discreto e pode ser instalado em uma mesa, balcão ou gaveta. Ele não vai impedir que o assalto aconteça, mas você poderá acioná-lo e agilizar a ação da polícia, que poderá chegar mais rápido ao local e reprimir a tempo a ação dos criminosos.

6) SEGURANÇA PRIVADA

Contratar seguranças particulares para seu posto sempre é uma medida importante de segurança. Porém, fique atento! Cuidado para não fazer confusão na hora de contratar. Existem pelo menos dois tipos de segurança de que você pode dispor. Um vigia, que apenas fiscaliza e sinaliza situações suspeitas, e um vigilante profissional que, por lei, pode fazer rondas e ter porte de arma.

NUNCA REAJA AO ASSALTO!

Se, mesmo após implementar todas as medidas de segurança, o seu estabelecimento for assaltado, não reaja. Valorize sua vida e oriente os funcionários a ficarem calmos e evitarem conflito